Buscar
  • Dra. Vanessa Santarosa

Saiba o tempo ideal de jejum para cada exame



A obrigatoriedade sobre a necessidade de jejum para a coleta de exames laboratoriais vem sendo discutida no Brasil desde 2009, mas foi só recentemente, em  início de 2017 que  foi publicado no I Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, elaborado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica em conjunto com outras sociedades como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes, a mudança na coleta do perfil lipídico.  Nos Estados Unidos e Europa grande parte dos laboratórios já aderiram à coleta de exames de sangue sem jejum e no Brasil, aos poucos, essa prática vem sendo introduzida nos grandes laboratórios.

     O tempo de 12 horas de jejum foi definido a partir da consideração de que esse é o tempo máximo que uma pessoa levaria para metabolizar uma refeição. No entanto, cada organismo apresenta um metabolismo próprio e portanto a definição de um tempo fixo de jejum para todos os indivíduos seria falho.

      Para os exames de colesterol (colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides) não será mais necessário o jejum de 12 horas. Diversos foram os motivos que incentivaram as principais sociedades médicas a rever e alterar a padronização de coleta. Dentre eles destacam-se: o estado de não jejum representa mais fielmente a exposição do indivíduo aos níveis de colesterol, indicando portanto melhor o risco cardiovascular, as dosagens de colesterol total, HDL‐colesterol, não‐HDL‐ colesterol e LDL‐colesterol não diferem significativamente se realizadas após alimentação ou no jejum, o triglicérides sofre influência pouco relevante numa dieta convencional sem excesso de gorduras e há a possibilidade de se ajustar os valores de referência. Outro ponto é que as novas técnicas para dosagem do colesterol minimizaram as interferências ocasionadas pelas altas concentrações de triglicérides no restante do colesterol. Além disso, a extinção do jejum oferece maior conforto e facilita para o paciente a coleta de exames, evitando que o jejum prolongado cause por exemplo eventos adversos em pacientes diabéticos usuários de insulina (hipoglicemia) e em outras situações em que o jejum prolongado possa ser eventualmente prejudicial  como em gestantes, crianças e idosos.

      Para muitos outros exames, não é necessário o jejum de oito horas e sim de apenas 3 horas, tempo este necessário para a metabolização de grande parte do alimento ingerido numa refeição padrão. Já outros exames, além do colesterol, é possível realizá-los sem jejum nos grandes laboratórios (Tabela 1).

     No entanto, existem exceções e/ou situações em que o tempo de jejum é recomendado. O exemplo clássico é para o exame de glicemia em que exige-se um tempo de jejum mínimo de 8 horas. O mesmo exame de glicemia pode ser solicitado pelo médico 2 horas após uma refeição. Outra situação de exceção é quando os níveis de triglicérides são muito elevados (> 400 mg/dl) sendo o ideal a coleta com 12 horas de jejum para se obter um valor de triglicérides mais próximo do real.

      Tempo demais de jejum também pode ser prejudicial para o organismo e alterar a dosagem de alguns exames. Após 14 horas de jejum, o organismo começa a metabolizar a gordura e proteínas como mecanismo de proteção para gerar energia e combustível para as células alterando assim exames como a glicemia por exemplo.

      Portanto, na hora de coletar seus exames consulte o médico bem como o laboratório para saber se o jejum é mesmo necessário.


Tabela 1 Tempo necessário de jejum para alguns exames

Adaptado site: www.fleury.com.br

Contato:

(11) 5081-2192 (11) 95628 - 5666 
Email: vansantarosa@yahoo.com.br

Endereço:

Rua Doutor Diogo de Faria, 775,
9º andar Conjunto 91Vila Clementino,
São Paulo-SP - CEP 04037-002

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00

Sábado das 8:00 às 12:00 
Exceto domingo e feriados

  • Grey Facebook Icon

Todos os direitos reservados Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa  CRM-SP 133.89 - Copyright © 2016

Clínica Médica RQE 38724 - Endocrinologia e Metabologia RQE  38725

Informe Legal : As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.