top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Nova medicação antiobesidade disponível no Brasil





Finalmente em abril de 2023 a empresa Merck lançou no Brasil uma nova medicação para o tratamento de excesso do peso. Trata-se de um remédio indicado para obesidade ou pacientes com sobrepeso associado a comorbidades, que combina dois princípios ativos: a bupropiona e a naltrexona. Cada um dos componentes já existia no Brasil para comercialização há muito tempo, porém isoladamente são indicados para outras finalidades terapêuticas, a bupropiona como anti-depressivo e no auxílio para cessar o tabagismo e a naltrexona, um bloqueador opióide, é utilizada no tratamento do alcoolismo e vícios ilícitos em geral. A medicação já tinha aprovação do FDA para o tratamento da obesidade desde 2010, a ANVISA aprovou a medicação em 2022, porém, só agora o laboratório iniciou a comercialização no Brasil.

A medicação tem ação no sistema nervoso central, age no hipotálamo e no sistema de recompensa mesolímbico, controlando a fome fisiológica e a "fome emocional", além de reduzir os episódios de fissura por algum alimento, controlando de forma indireta o balanço energético. Os estudos mostram uma perda de peso superior à dieta combinada com atividade física na ordem de 3 vezes mais, e a perda esperada é em torno de 10% do peso inicial. Os principais efeitos colaterais incluem: náusea, constipação, dor de cabeça, vertigem, insônia e boca seca, mas no geral são leves e transitórios.

Essa é mais uma opção de tratamento no arsenal terapêutico para uma doença muito prevalente no Brasil e no mundo. Estima-se que mais de 50% da população brasileira tem sobrepeso ou obesidade. A combinação de bupropiona com naltrexona é particularmente interessante para os pacientes que "descontam" suas emoções na comida, têm compulsão por algum tipo de alimento e que depositam o prazer em comer.


Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Atua em consultório médico particular na Vila Clementino, Zona Sul, São Paulo.


911 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page