Descubra seu risco para desenvolver o diabetes tipo 2

Atualizado: 10 de abr. de 2019

Diabetes

O diabetes do tipo 2 corresponde a 90% dos casos de diabetes e classicamente aparece após os 40 anos de idade, é conhecido como o diabetes do adulto. No entanto, nas últimas décadas é crescente o diagnóstico em pessoas mais jovens, inclusive crianças e adolescentes. Os principais fatores envolvidos na precocidade do aparecimento da doença são, além da predisposição genética, a epidemia da obesidade, o sedentarismo e uma alimentação rica em açúcares e carboidratos simples e pobre em verduras e legumes. Por ser uma doença de início lento e insidioso, ela passa desapercebida por muito tempo anos inclusive, até que o diagnóstico e o tratamento seja adequadamente instituídos. Estima-se, em média, que no momento do diagnóstico a doença já estava estabelecida há pelo menos 5 anos. Avaliações regulares com o médico bem como a preocupação crescente da Medicina e dos médicos na prevenção vem possibilitando cada vez mais o diagnóstico precoce, identificação do pré diabetes e dos indivíduos sob risco de desenvolver a doença. A American Diabetes Association, principal entidade internacional no estudo do diabetes, desenvolveu um teste rápido e simples para que a população identifique se está sob risco do diabetes e assim buscar ajuda médica o quanto antes para receber orientações e tratamento pertinentes. O teste se baseia em 7 perguntas objetivas e para cada uma delas a pontuação de 0 ou 1, exceto pela idade em que a pontuação pode variar de 0 a 3. Se a pontuação obtida for maior ou igual a 5 o indivíduo apresenta um risco maior para desenvolver o diabetes tipo 2 e está indicado uma visita médica ao endocrinologista. Infelizmente, das 7 perguntas, apenas 2 seriam consideradas fatores de risco modificáveis: o sedentarismo e o peso corpóreo. Apesar da pontuação levar em consideração principalmente fatores de risco não modificáveis é possível que o indivíduo tenha uma participação ativa no controle do seu peso e na prática de atividade física para diminuir o seu score e consequentemente o risco de desenvolver a doença. Responda as perguntas abaixo e conheça o seu risco para desenvolver o diabetes tipo 2.

Adaptado Diabetes Care 2018 – ADA risk test