Buscar
  • Dra. Vanessa Santarosa

O tratamento intensivo pode reverter o diabetes tipo 2?


A resposta para essa pergunta é sim! Pelo menos de acordo com uma recente publicação em uma das mais conceituadas revistas de endocrinologia The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Um grupo de pesquisadores canadenses avaliaram o tratamento intensivo do diabetes tipo 2 com insulina, antidiabéticos orais mais atividade física e dieta no controle e remissão da doença. O estudo avaliou 84 indivíduos que foram randomizados em 3 grupos: um grupo que recebeu tratamento convencional, e dois outros grupos que receberam tratamento intensivo com antidiabéticos orais, insulina bed time (noturna) e planejamento dietético com redução de ingesta calórica entre 500 e 750 calorias associado a atividade física regular, um grupo recebeu intervenção por 8 semanas e o outro grupo, por 16 semanas.

Após o período de intervenção, as medicações foram suspensas em todos os grupos e os pacientes foram encorajados a manter as mudanças no estilo de vida. Em caso de descompensação do diabetes, os pacientes receberiam tratamento medicamentoso adequado. Periodicamente, os pacientes eram submetidos a exames laboratoriais para analisar as taxas glicêmicas, com realização inclusive de curva glicêmica.

Após 3 meses da intervenção e sem tratamento medicamentoso, 40% dos indivíduos no grupo de 16 semanas preencheram critérios pela HbA1c de remissão parcial ou total do diabetes, comparado com apenas 14% no grupo controle.

Os autores concluíram que um período curto de tratamento intensivo com mudanças de estilo de vida associado a medicações orais mais insulina almejando a normoglicemia e perda de peso era capaz de promover, pelo menos a curto prazo, remissão do diabetes. Apesar do curto período de follow-up e de outras limitações, esse é um importante estudo que demonstra que a remissão do diabetes é possível com o tratamento medicamentoso mais mudança do estilo de vida, fato esse anteriormente visto somente com a cirurgia bariátrica. Os autores ainda reforçam que mais estudos são necessários para um maior entendimento dos mecanismos por trás dessa remissão e se a longo prazo esses dados seriam reprodutíveis. Esperamos que sim!

Contato:

(11) 5081-2192 (11) 95628 - 5666 
Email: vansantarosa@yahoo.com.br

Endereço:

Rua Doutor Diogo de Faria, 775,
9º andar Conjunto 91Vila Clementino,
São Paulo-SP - CEP 04037-002

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00

Sábado das 8:00 às 12:00 
Exceto domingo e feriados

  • Grey Facebook Icon

Todos os direitos reservados Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa  CRM-SP 133.89 - Copyright © 2016

Clínica Médica RQE 38724 - Endocrinologia e Metabologia RQE  38725

Informe Legal : As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.