top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Exame de sangue pode prever o período da menopausa


menopausa hormônio anti-mulleriano


      A menopausa é um período marcado por muitas transformações físicas e psicológicas no organismo feminino. O assunto deixa muitas mulheres apreensivas sobre quando essa mudança ocorrerá. A faixa etária normal do aparecimento da menopausa é muito ampla e varia dos 40 aos 55 anos. Atualmente dispomos de poucas ferramentas para prever se a mulher entrará na menopausa próximo dos 40 anos ou após os seu 50 anos.

          De acordo com um artigo recentemente publicado no Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology & Metabolismo, um simples exame de sangue poderia ajudar a prever quando a mulher entraria na menopausa. Pesquisadores da Universidade do Colorado nos Estados Unidos afirmam que a dosagem do hormônio anti-mulleriano poderia ser um marcador preditivo do período da menopausa. Assim, quando a mulher atingisse uma idade próxima dos 45 anos, a dosagem desse hormônio ajudaria a prever a probabilidade da menopausa ocorrer nos próximos 12, 24 ou 36 meses.

        O hormônio anti-mulleriano já existe na prática clínica porém é pouco utilizado de forma rotineira. É um hormônio que avalia de forma indireta a reserva ovariana, portanto ajuda o médico a estimar as chances de fertilidade da mulher. Agora o seu uso poderia, de acordo com esse estudo, ser ampliado para prever o período da última menstruação. Mulheres na faixa etária dos 40 anos com baixos níveis de hormônio anti-mulleriano teriam alta probabilidade de que a menopausa aparecesse nos próximos 12 meses. Já mulheres na faixa dos 50 anos com altas dosagens desse hormônio teriam baixa probabilidade da menopausa ocorrer nos próximos 3 anos. Essa informação seria muito valiosa para ajudar as mulheres e seus respectivos médicos em questões como necessidade de contracepção nessa faixa etária, intervenção cirúrgica nos casos de mioma com sangramento excessivo e planejamento para a mulher se preparar para a menopausa.


Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Atua em consultório médico particular na Vila Clementino, Zona Sul, São Paulo.



564 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page