top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Novo dispositivo para aplicação de medicações subcutâneas minimiza número de picadas


I-Port Medtronic Diabetes Insulina
Fonte: Medtronic

      Para algumas doenças, apesar de existir tratamento eficaz, as medicações disponíveis nem sempre são fáceis de usar, ou mesmo geram um desconforto importante a ponto de comprometer a adesão. É o caso do diabetes insulinodependente, seja do tipo 1 ou tipo 2 que necessite de diversas aplicações subcutâneas diárias de insulina. Um diabético do tipo 1 que usa dois tipos de insulina ( lenta e rápida) pode necessitar em média de sete injeções subcutâneas diariamente e para o resto da vida, uma vez que, por enquanto, o diabetes não apresenta cura. Essa realidade gera muito sofrimento e aflição para o paciente, dificulta a adesão ao tratamento e compromete o controle da doença, que pode repercutir a médio e longo prazo em complicações muito sérias para a saúde do indivíduo.

       Pensando nisso, a Medtronic, empresa especializada em tecnologia em saúde, desenvolveu o I-Port Advance. Trata-se de um dispositivo inovador que permite substituir múltiplas injeções subcutâneas diárias por uma aplicação única a cada três dias. O dispositivo tem o tamanho aproximado de uma moeda, é aplicado pelo próprio paciente, fica aderido à pele por um adesivo e sua superfície é uma membrana por onde é administrado as injeções, seja com seringa ou com canetas. O dispositivo implantável na pele possui uma cânula flexível de 6 ou 9 mm que fica inserido no tecido subcutâneo,  a troca deve ser realizada em três dias. O dispositivo foi aprovado no Brasil em abril desse ano mas chegou às farmácias somente em final de agosto.  

          O I-Port Advance é na verdade um intermediador entre a seringa ou caneta e o tecido celular subcutâneo, local  ideal de absorção para muitas medicações endocrinológicas como insulina, hormônio do crescimento, análogos do GLP1 e outras medicações disponíveis no mercado como o anticoagulante clexane. O dispositivo pode ser usado em crianças e não apresenta qualquer contra-indicação para o uso. Tomar banho, ir à piscina ou à praia não é nenhum impeditivo, uma vez que o adesivo é resistente à agua. Os locais de aplicação são os mesmos recomendados para grande parte das medicações subcutâneas: abdome, face externa da coxa ou do braço ou acima do glúteo. A aplicação do I-Port é fácil e pouco dolorosa e confere uma redução significativa do número previsto de aplicações no mês, trazendo mais conforto, menos dor, mais adesão ao tratamento e certamente melhores resultados no controle da doença. 


Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Clementino, Zona Sul, São Paulo.



373 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page