top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Nova insulina ultrarrápida chega ao Brasil


Diabetes, insulina ultrarrápida fiasp

     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acaba de aprovar uma nova insulina de ação ultrarrápida, trata-se da Fiasp®. Lançamento do laboratório Novo Nordisk, a Fiasp® é uma formulação da insulina já existente no mercado - Asparte, NovoRapid® - associada à nicotinamida (vitamina B3) que confere absorção e ação mais rápida com melhor efeito em reduzir inicialmente a glicemia em comparação com a NovoRapid® e às demais insulinas ultrarrápidas existentes no mercado.

     Os estudos de farmacodinâmica e farmacocinética mostram um início de ação 5 minutos mais rápido com a Fiasp®, o que corresponde a um efeito hipoglicêmico 74% maior durante os primeiros 30 minutos após a aplicação. Além disso, a duração de ação da Fiasp® foi mais curta, o que é bom para uma insulina do tipo ultrarrápida, e o efeito hipoglicemiante tardio foi 10% menor quando comparado à NovoRapid®, causando portanto, menores taxas de hipoglicemia relacionada à insulina prandial. O efeito hipoglicemiante total e o efeito hipoglicemiante máximo, no entanto, foram semelhantes entre Fiasp® e NovoRapid®. A nova insulina recebeu aprovação para uso pediátrico, em crianças acima de 1 ano de idade e também para o uso na bombada infusão de insulina. Ela deve ser aplicada antes ou até 20 minutos após a refeição. A medicação foi lançada esse mês pelo laboratório Novo Nordisk e já está disponível no mercado para comercialização.

     Até o momento, essa é a insulina ultrarrápida que mais se aproxima ao efeito fisiológico da insulina endógena, pois após a aplicação ela chega duas vezes mais rápido na corrente sanguínea, garantindo um efeito mais imediato no controle da glicemia pós prandial e com menores índices de hipoglicemia tardia.




Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.


1.050 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page