Buscar
  • Dra. Vanessa Santarosa

Nova insulina ultrarrápida chega ao Brasil


Diabetes, insulina ultrarrápida fiasp

     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acaba de aprovar uma nova insulina de ação ultrarrápida, trata-se da Fiasp®. Lançamento do laboratório Novo Nordisk, a Fiasp® é uma formulação da insulina já existente no mercado - Asparte, NovoRapid® - associada à nicotinamida (vitamina B3) que confere absorção e ação mais rápida com melhor efeito em reduzir inicialmente a glicemia em comparação com a NovoRapid® e às demais insulinas ultrarrápidas existentes no mercado.

     Os estudos de farmacodinâmica e farmacocinética mostram um início de ação 5 minutos mais rápido com a Fiasp®, o que corresponde a um efeito hipoglicêmico 74% maior durante os primeiros 30 minutos após a aplicação. Além disso, a duração de ação da Fiasp® foi mais curta, o que é bom para uma insulina do tipo ultrarrápida, e o efeito hipoglicemiante tardio foi 10% menor quando comparado à NovoRapid®, causando portanto, menores taxas de hipoglicemia relacionada à insulina prandial. O efeito hipoglicemiante total e o efeito hipoglicemiante máximo, no entanto, foram semelhantes entre Fiasp® e NovoRapid®. A nova insulina recebeu aprovação para uso pediátrico, em crianças acima de 1 ano de idade e também para o uso na bombada infusão de insulina. Ela deve ser aplicada antes ou até 20 minutos após a refeição. A medicação foi lançada esse mês pelo laboratório Novo Nordisk e já está disponível no mercado para comercialização.

     Até o momento, essa é a insulina ultrarrápida que mais se aproxima ao efeito fisiológico da insulina endógena, pois após a aplicação ela chega duas vezes mais rápido na corrente sanguínea, garantindo um efeito mais imediato no controle da glicemia pós prandial e com menores índices de hipoglicemia tardia.




Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.