Entenda como é possível a remissão do diabetes tipo 2

Quando se trata da doença diabetes, os médicos sempre diziam ao pacientes se tratar de uma doença crônica, progressiva e sem cura. Hoje em dia, nossa resposta ao paciente deve ser diferente. Não estou falando da cura da doença, pois infelizmente, a medicina ainda não encontrou a cura para o diabetes, mas sim de um conceito novo para a doença diabetes: a remissão. Mas o que significa na prática isso?

A Associação Americana de Diabetes definiu remissão do diabetes para pacientes que atingem um bom controle da doença, ou seja, o exame de hemoglobina glicada (HbA1c) abaixo de 6,5% sem uso de anti-diabéticos por um período mínimo de 3 meses. Mas como é possível suspender o uso das medicações para o diabetes e ainda assim manter níveis de glicemias controlados? A resposta está na perda de peso associado a hábitos de vida saudáveis.

Estudos mostram que uma perda de peso de aproximadamente 15% associa-se a quedas consideráveis da glicemia e possibilidade de suspensão das medicações para o diabetes. Não é a cura, mas é um desejo de grande parte dos pacientes: parar de usar medicações! Perdas de peso menores com 5 a 10% do peso inicial já trazem benefícios enormes a saude: melhora das doenças metabólicas como o colesterol e hipertensão, ameniza dores decorrentes de processos degenerativos como a artrose, melhora da qualidade do sono, diminuição de risco para alguns tipos específicos de câncer e etc.

Portanto se você está acima do peso e tem diabetes uma das metas de tratamento certamente será a perda de peso. Converse com seu médico sobre as opções terapêuticas para emagrecimento, dessa forma você terá possibilidade de, além de levar uma vida mais saudável e de menor risco, reverter o diagnostico de diabetes!

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina em Tireoidologia - Universidade Federal de São Paulo

Foi médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.

1.044 visualizações