top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Diabetes

   

      O diabetes é uma das doenças mais prevalentes no mundo e a cada década sua incidência vem aumentando. Estima-se que aproximadamente  9 milhões de brasileiros apresentam a doença. O diabetes é uma doença silenciosa e insidiosa e que pode evoluir com diversas complicações graves, tais como cegueira, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal e amputações de membros inferiores. Os principais tipos de diabetes incluem o tipo 1, 2 e o gestacional e todos eles resultam de uma combinação da resistência da ação da insulina e déficit parcial ou total desse hormônio. A manifestação do diabetes resulta de uma interação entre a genética do indivíduo e fatores ambientais como sedentarismo, obesidade... Apesar de considerada uma doença grave e potencialmente letal, o diabetes pode ser controlado de forma adequada, principalmente com o advento das novas drogas e tecnologias, minimizando assim seus riscos e complicações.


Diabetes Tipo 1

     O diabetes tipo 1 caracteriza-se pela destruição mediada por auto-anticorpos das células beta pancreáticas, responsáveis pela produção e secreção de insulina. Compreende menos de 10% dos diabéticos e aparece sobretudo na infância e adolescência e, mais raramente em adultos jovens. O processo de destruição das células beta com posterior falência pancreática ocorre no geral de forma rápida, requerendo reposição com insulina desde o início do diagnóstico.

      Cerca de 85 a 90% dos pacientes apresentam 1 ou mais anticorpos na ocasião do diagnóticos, sendo os principais anticorpos anti-ilhotas (ICA), anticorpos anti-insulina (IA2) e anticorpos contra a decarboxilase do ácido glutâmico  (anti-GAD). A fase pré-clínica da doença caracteriza-se justamente pela presença desses anticorpos e pela perda da primeira fase de secreção da insulina (primeiros minutos pós uma sobrecarga de glicose). Com a evolução  da doença haverá também a perda da segunda fase de secreção da insulina resultando em hiperglicemias pós-prandiais. Na primeira fase, os pacientes apesar de assintomáticos apresentam o teste de tolerância oral a glicose alterado, e os critérios de diagnóstico são os mesmos utilizados para o diabetes do dipo 2, ou seja, glicemias de jejum superiores a 126 mg/dl e/ou glicemia após 2h da sobrecarga de 75g de glicose superiores a 200 mg/dl. Na fase sintomática, geralmente as glicemias são bem elevadas (acima de 200 mg/dl) e se associam a sintomas como sede excessiva, aumento da diurese diurna e noturna, aumento da fome, perda de peso imotivada, turvação visual, dor abdominal. Uma parcela considerável dos diabéticos tipo 1 apresentam associação com outras doenças auto-imunes como o hipotiroidismo e a doença celíaca. O tratamento do diabetes do tipo 1 consiste na reposição subcutânea de insulina. Basicamente existem 2 tipos de insulina: as de ação lenta ou ultra-lenta ( insulina NPH, glargina, detemir e degludeca) e as de ação rápida ou ultra-rápida (insulina regular, lispro, aspart e glulisina). O esquema de insulina deve ser individualizado, levando-se em consideração idade, fase do desenvolvimento da criança, o grau de atividade física, condições sócioeconômicas e os objetivos do tratamento. O tratamento convencional baseia-se no modelo basal-bolus, que tenta simular o padrão fisiológico da secreção da insulina, através da aplicação de doses basais de insulina lenta ou ultra-lenta e doses múltiplas de insulina rápida ou ultra-rápida pré refeições. Os objetivos do tratamento são: evitar hipoglicemias, permitir o crescimento e desenvolvimento adequado da criança ou adolescente, evitar complicações micro e macrovasculares tais como retinopatia diabética, nefropatia, neuropatia e infarto, e manter níveis de HbA1c abaixo de 8,5% em crianças em fase pré-escolar, abaixo de 8,0% em crianças em fase escolar e abaixo de 7,0% em adolescentes e adultos.


Diabetes Gestacional

      A gravidez caracteriza-se por alterações endocrino-metabólicas que resultam em um estado diabetogênico, facilitando assim o aparecimento do diabetes gestacional. Essas alterações ocorrem sobretudo na metade do 2o trimestre caracterizando a insulinorresistência, que é mediada por hormônios como lactogênio placentário, estrógenos, progesterona, cortisol, prolactina e trofinas secretadas pela placenta. Frente a essas alterações, o pâncreas normal aumenta a liberação de insulina em 1,5 a 2,5 vezes, na tentativa de manter a homeostase glicêmica. A incapacidade do pâncreas aumentar e secreção de insulina associada a fatores de risco tais como histórico familiar de diabetes, obesidade ou ganho excessivo de peso na gestação atual, abortos de repetição, histórico de malformações congênitas fetais, gravidez prévia com recém-nascido pesando 4Kg ou mais, presença de hipertensão aumentam a chance da gestante apresentar o diabetes gestacional (DMG). No Brasil, a estimativa é de que até 7% das gestantes possam desenvolver o DMG, sendo esses casos considerados gestação de alto risco.   Os principais riscos para a criança são a macrossomia (peso fetal superior a 4Kg), malformações fetais, abortos espontâneos e hipoglicemia ao nascimento.  O rastreamento do DMG deve ser realizado na 1a consulta do pré-natal através da glicemia de jejum e caso seja superior a 85 mg/dl um teste de tolerância oral a glicose deve ser realizado a partir da 20a semana de gestação para confirmar o diagnóstico. O tratamento do DMG  consiste inicialmente na realização de atividade física regular, controle adequado do peso e uma dieta restrita em carboidratos e açúcares. A maioria das grávidas não necessitam de tratamento adicional, porém quando o controle dos níveis glicêmicos não são adequados, opta-se por insulinização, tratamento mais seguro e eficaz na gestação.



Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.

1.893 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page