Buscar
  • Dra. Vanessa Santarosa

Alerta sobre o uso indiscriminado da vitamina D na epidemia do COVID-19



      Recentes publicações em mídia leiga, e até não leiga - Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF) e um documento elaborado por pesquisadores da Universidade de Turim na Itália - sobre o uso de altas doses da vitamina D (colecalciferol) para aumentar a imunidade e combater a infecção contra o COVID-19, infelizmente carecem de respaldo científico e preocupam especialistas sobre o uso indiscriminado da vitamina D.

       Existe ampla comprovação científica dos benefícios da vitamina D no metabolismo ósseo, sendo a principal indicação de suplementação. Diversos estudos tem sido conduzidos nos últimos anos mostrando os benefícios extra-esqueléticos da vitamina D, inclusive na melhora da imunidade e na ajuda do tratamento de doenças autoimunes, como o diabetes tipo 1. Porém, até o momento não há evidências de que a suplementação de vitamina D em altas doses como divulgada previna ou trate a infecção pelo novo coronavírus. No documento apresentado, os pesquisadores da Universidade de Turim observaram alta prevalência da deficiência da vitamina D nos pacientes hospitalizados pelo COVID-19. No entanto, pacientes idosos e portadores de doenças crônicas são justamente os de maior risco também da deficiência de vitamina D, porém essa associação não determina causalidade entre deficiência e infecção pelo COVID-19.

    Altas doses de colecalciferol podem inclusive provocar efeitos deletérios no organismo como piora da reabsorção óssea, fraturas, desencadear hipercalcemia, insuficiência renal, crises convulsivas e até morte. Portanto, antes de usar qualquer medicação, mesmo que seja uma "simples vitamina" consulte o seu médico. Esse é o profissional melhor habilitado para avaliar sua saúde, riscos e benefícios de qualquer tratamento. 


Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Atua em consultório médico particular na Vila Clementino, Zona Sul, São Paulo.



Contato:

(11) 5081-2192 (11) 95628 - 5666 
Email: vansantarosa@yahoo.com.br

Endereço:

Rua Doutor Diogo de Faria, 775,
9º andar Conjunto 91Vila Clementino,
São Paulo-SP - CEP 04037-002

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00

Sábado das 8:00 às 12:00 
Exceto domingo e feriados

  • Grey Facebook Icon

Todos os direitos reservados Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa  CRM-SP 133.89 - Copyright © 2016

Clínica Médica RQE 38724 - Endocrinologia e Metabologia RQE  38725

Informe Legal : As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.