• Dra. Vanessa Santarosa

Medicação injetável contra o diabetes ganha versão oral

Os análogos de GLP-1, representados pela liraglutida, dulaglutida e semaglutida constituem as medicações mais modernas e eficazes para o tratamento do diabetes do tipo 2. Adicionalmente, são uma das poucas medicações que comprovaram proteção cardiovascular, diminuindo o risco de infarto e AVC e que promovem perda significativa de peso, sendo que a liraglutida já é medicação aprovada para o tratamento da obesidade. Um dos principais empecilhos para o uso dessas medicações, além do custo, é o modo de aplicação. São medicações de uso subcutâneo, ou seja, injetável. A maioria das pessoas, realmente tem preferência por usar medicações orais e optam pelo tratamento mais cômodo para a sua doença.

A novidade boa é que o FDA acaba de aprovar a versão oral da semaglutida, ou seja, em breve teremos no mercado o 1o análogo de GLP-1 de uso oral, denominado Rybelsus. Os estudos comprovaram eficácia semelhante à semaglutida injetável, bem como os seus outros benefícios: baixo risco de hipoglicemia, perda de peso e segurança cardiovascular. Os efeitos colaterais são muito semelhantes aos da classe GLP-1 e incluem sobretudo sintomas gastrointestinais como ânsia, náuseas e alteração do hábito intestinal. Certamente, a disponibilidade do análogo de GLP-1 via oral auxiliará na adesão ao tratamento, trazendo mais conforto e comodidade ao paciente.

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Contato:

(11) 5081-2192 (11) 95628 - 5666
Email: vansantarosa@yahoo.com.br

Endereço:

Rua Doutor Diogo de Faria, 775,
9º andar Conjunto 91Vila Clementino,
São Paulo-SP - CEP 04037-002

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00

Sábado das 8:00 às 12:00
Exceto domingo e feriados

• Grey Facebook Icon

Todos os direitos reservados Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa  CRM-SP 133.89 - Copyright © 2016

Clínica Médica RQE 38724 - Endocrinologia e Metabologia RQE  38725

Informe Legal : As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.