Buscar
  • Dra. Vanessa Santarosa

Gestação e Diabetes



    O diabetes durante a gestação apresenta algumas particularidades importantes e exige um pré natal mais rigoroso, uma vez que a gestação é considerada de alto risco. Alguns cuidados especiais são necessários para que a gestação evolua de forma segura. Abaixo, seguem algumas orientações para as futuras mamães com diabetes!



1 - O primeiro passo é planejar a gestação. Informe o seu endocrinologista sobre o desejo de gravidez para que ele otimize o seu tratamento. Idealmente a mulher deve engravidar quando a HbA1c for menor do que 6,5%.


2 - A maioria dos antidiabéticos orais são contra-indicados na gestação. Até o momento, o tratamento mais seguro e eficaz durante a gestação é a insulina. Portanto, certamente o seu endocrinologista suspenderá as medicações de uso oral e prescreverá insulina quando informado sobre a gestação. No caso do diabetes gestacional, 90% das mulheres conseguem controlar a doença apenas com dieta e atividades física.


3 - O controle do diabetes deve ser mais rígido durante a gestação, almeja-se HbA1c <6,0% se puder ser atingido sem eventos significantes de hipoglicemia. As metas de controle glicêmico são mais rigorosas. A gestante deverá fazer dextros antes e 1 ou 2 horas após cada refeição. O jejum deve ficar abaixo de 95mg/dl, 1 hora pós prandial abaixo de 140mg/dl e 2 horas pós prandial abaixo de 120mg/dl.


4 - Durante a gestação, as complicações de retinopatia e nefropatia diabética podem aparecer ou piorar a progressão da complicação pré existente, portanto, recomenda-se em cada trimestre fazer um fundo de olho e uma microalbuminúria isolada.


5 - O diabetes aumenta as chances de pré-eclâmpsia, uma síndrome hipertensiva durante a gestação potencialmente grave para a mãe e o bebê. Aparece geralmente no 3o trimestre da gestação e é caracterizada por hipertensão arterial, edema, alterações renais e perda de proteína na urina. Para as gestantes diabéticas tipo 1 e tipo 2 recomenda-se o uso de aspirina em doses baixas ao final do 1o trimestre como medida preventiva.


6 - Assim como fora do período gestacional, faz parte do tratamento do diabetes na gestação a prática de uma atividade física regular, desde que não contra-indicada pelo obstetra, e dieta controlada em carboidrato, sobretudo os simples e de alto índice glicêmico. Porém devemos lembrar que a gestante precisa de uma dieta balanceada, isso significa que 50 a 60% do cardápio deve ser carboidrato, pois esse é a fonte de energia para as nossas células.


7 - O bom controle glicêmico durante a gestação diminui riscos como malformação fetal, aborto precoce, restrição de crescimento intra-uterino, macrossomia, parto prematuro, icterícia grave e hipoglicemia ao nascimento.


8- O melhor método para controle do diabetes não são os exames de sangue e sim a automonitorização glicêmica, com medidas de ponta de dedo domiciliares.


9 - A escolha da via de parto, se normal ou a cesárea, vai depender de vários fatores: estado de saúde da mãe, controle do diabetes, presença de outras comorbidades, desejo dos pais, condições da própria gestação. O obstetra especializado em gestações de alto risco decidirá junto a família a melhor via de parto para o seu bebê.


10 - Após o parto, a necessidade de insulina diminui e no geral, para as mulheres que não usavam insulina antes da gestação, o tratamento medicamentoso oral pode ser retomado. No caso do diabetes gestacional, se a mulher necessitou de insulina durante a gestação certamente no pós parto ela não precisará e, idealmente após 8 semanas do parto, recomenda-se realizar a curva glicêmica.



Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.

Contato:

(11) 5081-2192 (11) 95628 - 5666 
Email: vansantarosa@yahoo.com.br

Endereço:

Rua Doutor Diogo de Faria, 775,
9º andar Conjunto 91Vila Clementino,
São Paulo-SP - CEP 04037-002

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00

Sábado das 8:00 às 12:00 
Exceto domingo e feriados

  • Grey Facebook Icon

Todos os direitos reservados Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa  CRM-SP 133.89 - Copyright © 2016

Clínica Médica RQE 38724 - Endocrinologia e Metabologia RQE  38725

Informe Legal : As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.