top of page
  • Foto do escritorDra. Vanessa Santarosa

Afinal, insulina deve ou não ser mantida na geladeira?


Insulina armazenamento geladeira

       Insulina é um hormônio frequentemente usado em pessoas com diagnóstico de diabetes. Trata-se de um hormônio que deve ser administrado de forma subcutânea para ajudar a manter os níveis adequados de glicose no sangue. Sua eficácia depende de outros fatores além da prescrição médica da dose como o modo de administração correto e o armazenamento adequado. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do armazenamento da insulina, uma vez que sempre que compramos na farmácia ou pegamos no posto a insulina fornecida pelo governo a medicação vem refrigerada. Afinal, a insulina deve ser mantida na geladeira? Existe uma temperatura correta para manter a insulina?

         A resposta é: depende!

       Para a insulina que está lacrada e que não será imediatamente usada, o correto é armazenar sim na geladeira em temperatura ao redor de 2o a 8o graus. Isso vale por exemplo quando compramos mais de um frasco, caneta ou ampola, pois iniciaremos o uso de um frasco/caneta/ampola e os demais ficarão lacrados. Para manter o prazo de validade indicado pelo fabricante essa insulina deve ser mantida sob refrigeração. Evitar manter na porta devido a oscilação de temperatura e nunca congelá-la. Também devemos evitar o contato direto com os alimentos mantidos na geladeira, sempre armazenando a insulina em um saco plástico por exemplo.

      Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira. Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação. Deve-se proteger a insulina da exposição direta solar e após o período determinado pelo fabricante a insulina deve ser desprezada após aberta.

     Manter as recomendações de armazenamento da insulina é fundamental para o sucesso do tratamento e segurança do paciente. Esclareça sempre suas dúvidas com o seu médico.



Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa

Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Foi  médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP

Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.





24.376 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


RonaldoMesquita
2023年5月11日

gostei dó esclarecimento

いいね!
bottom of page