• Dra. Vanessa Santarosa

Posso usar Ozempic para emagrecer mesmo sem ter diabetes?

O Ozempic é o nome comercial da medicação Semaglutida, um análogo de GLP-1, medicação injetável que é utilizado para o tratamento do diabetes do tipo 2 desde meados de 2014. A semaglutida, além de uma excelente droga para o controle do diabetes, mostrou nos estudos outros benefícios para os pacientes tais como proteção cardiovascular com diminuição de infarto agudo do miocárdio, proteção renal e significativa perda de peso. Em 2021, o FDA aprovou a semaglutida para o tratamento da obesidade e do sobrepeso associado a comorbidades. Atualmente é comercializado nos EUA com o nome comercial Wegovy e diferentemente do Ozempic, cuja a dose máxima é 1,0mg/semana, a dose comercializada do Wegovy e destinada a perda de peso é de 2,4mg/semana. A medicação ainda não chegou no Brasil, no entanto o principio ativo é o mesmo do Ozempic, por esse motivo, tal medicação tem sido utilizada pelos endocrinologistas para tratar peso, mesmo em indivíduos sem diabetes, já que a semaglutida é aprovada tanto para o tratamento de diabetes como também para o tratamento da obesidade e sobrepeso. Trata-se da medicação mais potente atualmente para o tratamento do peso, proporcionando uma perda ponderal de quase 15% do peso inicial, além de segura, é potente e eficaz para essa finalidade. Os principais efeitos adversos são os gastrointestinais tais como náuseas, sintomas da doença do refluxo e alteração do hábito intestinal.

Os pacientes com obesidade devem buscar a ajuda do endocrinologista para saber qual a melhor forma de tratamento da doença, investigar comorbidades associadas ao excesso de peso e avaliar se a semaglutida seria ou não uma opção de tratamento no seu caso. A obesidade e o sobrepeso é uma doença e deve ser tratada pois aumenta o risco de outras doenças metabólicas tais como hipertensão arterial, o próprio diabetes do tipo 2 e colesterol elevado. Procure o seu endocrinologista e faça uma avaliação.

Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Atua em consultório médico particular na Vila Clementino, Zona Sul, São Paulo