Dra. Vanessa Santarosa
Anvisa aprova o Wegovy para o tratamento da obesidade, mesmo princípio ativo do Ozempic

No início de 2023 tivemos uma boa notícia para o combate da obesidade e sobrepeso: A Anvisa aprovou o medicamento Wegovy, solução injetável de uso semanal cujo o princípio ativo é a semaglutida, mesma substância do conhecido Ozempic. A diferença está na indicação e na dosagem. Enquanto o Ozempic na dose de até 1,0mg semanal está indicado para o tratamento do diabetes, o Wegovy na dose de 2,4mg semanal foi aprovado para os casos de obesidade ou sobrepeso associado a comorbidades tais como alteração na glicemia, resistência insulínica, aumento do colesterol, hipertensão, esteatose hepática dentre outros.
Os estudos da medicação mostram uma perda média de peso da ordem de 17 a 20% em 18 meses. O remédio é uma molécula análoga ao hormônio endógeno denominado GLP1 que além de ajudar no controle do metabolismo da glicose tem efeitos também no balanço energético por meio de redução da ingesta calórica e aumento de saciedade. É esperado também outras melhoras metabólicas como a redistribuição da gordura visceral, a diminuição do colesterol e da gordura hepática e benefícios cardiovasculares.
A empresa Novo Nordisk ainda não se posicionou sobre a data para o início da comercialização no Brasil, mas o remédio já está sendo comercializado no Estados Unidos e Europa e em breve chegará no Brasil também.
Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa
Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo
Mestrado pela Escola Paulista de Medicina em Tireoidologia - Universidade Federal de São Paulo
Foi médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP
Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.